Literacia política

Noam Chomsky | maio 2015

Noam Chomsky é um autor prolífico e assumido anarquista, que aos 86 anos de idade mantém uma intervenção sistemática sobre os principais problemas da actualidade internacional. É uma voz ativa na denúncia de várias injustiças, tendo com bastante frequência o Ocidente como alvo. Nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos, a 7 de dezembro de 1928, começou a trabalhar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1995. É um reputado linguista, filósofo e ativista político. O trabalho que desenvolveu na década de 50 revolucionou o campo da linguística. Destacou-se pelo ativismo contra a guerra do Vietname, opõe-se às elites reinantes e é um forte crítico dos Estados Unidos e da política externa ocidental. É também um respeitado autor, com dezenas de livros publicados. Para o programa "Olhar o Mundo", discutimos estas e outras questões.

A verdade sobre a Amazónia, por Nuno Rogeiro

Programa LESTE-OESTE da SIC Notícias. 1 de setembro de 2019.


O Coronel Brazão fala sobre as razões da guerra colonial e do 25 de abril, na Escola Francisco Arruda. Foi no dia 27.05.2015 no âmbito do "Open Day Open Mind".


Concurso escolas contra a corrupção - 1.º prémio [2015]

“Como cidadão diz não à corrupção”, é um filme produzido pela turma E, do 12º ano da Escola Secundária du Bocage, que venceu o concurso nacional de vídeo “Imagens contra a corrupção”, na categoria de ensino secundário, organizado pelo Tribunal de Contas.


25 de abril Infominuto

Este episódio conta, muito sinteticamente, a história do 25 de abril, em Portugal. Explica o clima político, económico e social que se vivia durante o estado novo e como e por que é que se deu arevolução dos cravos.


O papel da informação em democracia | Agence Science-Presse

Une presse forte et indépendante, qui livre des informations fiables, est essentielle au bon fonctionnement de la démocratie. Malheureusement, face à la concurrence des réseaux sociaux, les médias vivent aujourd’hui des jours difficiles. Quels sont les impacts sur nos démocraties?

História da Organização das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu após a II Guerra Mundial, em 1945, com o objetivo de promover a paz e a cooperação internacionais. Nas últimas décadas também se empenhou na implementação de projetos de desenvolvimento em países necessitados.