Metodologias de ensino

Aprendizagem baseada em questionamento

Documentos

Trabalho de projeto

Esta apresentação permite:

1º Sensibilizar os professores para a importância do trabalho de projeto, enquanto metodologia que promove:

  • O desenvolvimento de competências consignadas no Perfil do Alunos - comunicar, trabalhar em equipa, decidir, avaliar;

  • O envolvimento do aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, que articulam saberes de diversas áreas disciplinares e que promovem a transferibilidade das aprendizagens.

Apoiar os docentes na criação de dispositivos de intervenção, adequados à prática educativa, no âmbito da metodologia do trabalho de projeto.


A apresentação mostra um exemplo de um dispositivo de intervenção,

criado por um grupo de professores (João Magusto, João Vitor, Paula Ribeiro, Teresa Taborda e Sandra Santos), na oficina de formação "Gerir projetos no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular: a metodologia do trabalho de projeto", que decorreu no CFAE A23, em Torres Novas.



Aprendizagem híbrida

Ensino híbrido é uma estratégia pedagógica na qual os estudantes aprendem via interações presenciais (off-line) combinadas com instruções digitais (on-line).

Essa metodologia oferece maior controle sobre o processo de aprendizagem e uma maior autonomia para o aluno através de tecnologia.

O ensino híbrido transforma o papel do professor, de forma que ele possa atuar como um mediador de possibilidades e passar mais tempo a atender às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos.

A escola híbrida como oportunidade para transformar a educação, de Juan Ignacio Pozo

O Biblio Tubers, no seguimento da partilha de recursos educativos, deixa hoje três exemplos de planificações/ guias, simples e descomplicados, que poderão contribuir para a implementação de novas formas de ensinar, presencialmente e/ ou a distância. ...

Origem e características de cada modelo