Metodologias de ensino

Aprendizagem baseada em questionamento

Documentos

A Prática de Elaboração | «Estudo a 100%»

Aprendes mais se compreenderes melhor o que estudas.

Há uma estratégia de estudo que te pode ajudar a consegui-lo. Chama-se prática da elaboração e exige que sejas capaz de explicar conceitos e descrever ideias de modo minucioso. Através da elaboração, associas o que estás a aprender com aquilo que já sabes ou com as experiências do dia-a-dia, melhorando a memória essa aprendizagem.



Trabalho de projeto

Esta apresentação permite:

1º Sensibilizar os professores para a importância do trabalho de projeto, enquanto metodologia que promove:

  • O desenvolvimento de competências consignadas no Perfil do Alunos - comunicar, trabalhar em equipa, decidir, avaliar;

  • O envolvimento do aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, que articulam saberes de diversas áreas disciplinares e que promovem a transferibilidade das aprendizagens.

Apoiar os docentes na criação de dispositivos de intervenção, adequados à prática educativa, no âmbito da metodologia do trabalho de projeto.


A apresentação mostra um exemplo de um dispositivo de intervenção,

criado por um grupo de professores (João Magusto, João Vitor, Paula Ribeiro, Teresa Taborda e Sandra Santos), na oficina de formação "Gerir projetos no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular: a metodologia do trabalho de projeto", que decorreu no CFAE A23, em Torres Novas.



El ABP es una metodología centrada en el aprendizaje, en la investigación y reflexión que siguen los alumnos para llegar a una solución ante un problema planteado por el profesor.

Generalmente, dentro del proceso educativo, el docente explica una parte de la materia y, seguidamente, propone a los alumnos una actividad de aplicación de dichos contenidos. Sin embargo, el ABP se plantea como medio para que los estudiantes adquieran esos conocimientos y los apliquen para solucionar un problema real o ficticio, sin que el docente utilice la lección magistral u otro método para transmitir ese temario.

Barrows (1986) define al ABP como “un método de aprendizaje basado en el principio de usar problemas como punto de partida para la adquisición e integración de los nuevos conocimientos”. En esta metodología los protagonistas del aprendizaje son los propios alumnos, que asumen la responsabilidad de ser parte activa en el proceso.

Prieto (2006) defendiendo el enfoque de aprendizaje activo señala que “el aprendizaje basado en problemas representa una estrategia eficaz y flexible que, a partir de lo que hacen los estudiantes, puede mejorar la calidad de su aprendizaje universitario en aspectos muy diversos”. Así, el ABP ayuda al alumno a desarrollar y a trabajar diversas competencias. …


“Temos de educar os jovens para problemas mais complexos, criativos e interdisciplinares”

Olhar para o próximo ciclo, as maiores transformações e desafios da sociedade portuguesa. Um Expresso da Meia-Noite especial, gravado no convento do Beato, em Lisboa, com direito a genérico tocado ao vivo por uma orquestra. Com os convidados especiais Maria João Carioca, gestora e administradora executiva da Caixa Geral de Depósitos, Vítor Bento, presidente da SIBS, Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, foi emitido em direto na SIC Notícias.

Aprendizagem híbrida

Ensino híbrido é uma estratégia pedagógica na qual os estudantes aprendem via interações presenciais (off-line) combinadas com instruções digitais (on-line).

Essa metodologia oferece maior controle sobre o processo de aprendizagem e uma maior autonomia para o aluno através de tecnologia.

O ensino híbrido transforma o papel do professor, de forma que ele possa atuar como um mediador de possibilidades e passar mais tempo a atender às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos.

A escola híbrida como oportunidade para transformar a educação, de Juan Ignacio Pozo

O Biblio Tubers, no seguimento da partilha de recursos educativos, deixa hoje três exemplos de planificações/ guias, simples e descomplicados, que poderão contribuir para a implementação de novas formas de ensinar, presencialmente e/ ou a distância. ...

Origem e características de cada modelo