História

Caravelas e Naus um Choque Tecnológico no século XVI

Documentário que desvenda um mistério com 500 anos, dando a conhecer a razão pela qual as caravelas criadas pelos Portugueses são hoje comparadas a modernos space shuttle.

O impacto desta inovação transformou Portugal na principal potência marítima e económica do século XVI.

“Caravelas e Naus – Um Choque Tecnológico nos séculos XV e XVI” ficou em 1º lugar entre 62 documentários num concurso do Discovery Channel, tendo sido emitido em vários continentes.


Nas ilhas de Cabo Verde

A descoberta da costa africana constitui o objetivo principal das viagens portuguesas do início do século XV. A partir de 1460 são conhecidas e exploradas dez ilhas. Estava achado Cabo Verde, um arquipélago vital nas rotas comerciais da Índia e do Brasil.

As praças do norte de África não deram acesso às rotas do ouro que tanto os portugueses procuravam. O caminho continuava a fazer-se por mar para sul, ao encontro do lendário rio onde existia em abundância o precioso metal. Antes disso iriam achar um arquipélago e chamar-lhe Cabo Verde.


A Torre do Tombo | documentário


A volta ao mundo em 200 mensagens | Expresso



Bem vindos a 1519. Esta é a grande viagem que o português Fernão de Magalhães fez aos 39 anos, partindo de Sevilha com 237 homens ao encontro de lugares da Terra que poucos tinham visto e onde existiam coisas raras e valiosas

________________________________________________

Clique em Leia Mais, na imagem, para fazer a viagem e navegar.